segunda-feira, abril 28, 2014

Você tem medo do quê?

        Não, nem diga que você sofre de aviatofobia... Aviatofobia é o nome que se dá ao tal de medo de voar de avião. E olhe que isso atinge entre 20 e 40% da população mundial. Dentre todas essas pessoas, quem sofre com isso é Gilmar Teixeira, 54 anos, que trabalha na oficina de Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, há 28 anos.
     Gilmar conta que durante esses mesmos 28 anos, faz seu caminho para o trabalho em uma hora e quarenta minutos. Ele vai do Tucuruvi para a Luz. Da Luz para Pinheiros. De Pinheiros para Presidente Altino. Tudo isso andando de trem e metrô. “O que acho ruim nos trens é que eles são antigos. Mas apesar disso, facilitam a vida das pessoas, pois são rápidos, não pegam trânsito... e nem fazem curva.”
      O transporte é bem seguro, garante Gilmar. “E isso é confirmado pela pouca quantidade de acidentes que acontecem.” Agora, quando a conversa é avião, ele confessa que não viajaria de forma alguma: “Apesar de também ser um transporte muito seguro, não me sinto confortável, tenho medo, sempre imagino que coisas ruins possam acontecer, como quedas e falhas. Acho que é fobia, né?”
     De qualquer forma, se houvesse outro transporte mais eficaz e rápido, fora o avião, ele iria para a Coreia do Sul. “Porque é um país lindo, limpo... ninguém come na rua. Tudo é certinho e até os rios são limpos. Ou seja, tudo diferente do Brasil.”
     Gilmar finaliza dizendo que já viu em algum lugar, algum noticiário que a chance de alguém bater o carro e morrer a caminho do aeroporto é quinhentas vezes maior do que a de um avião cair. Ele brinca e finaliza: “É por isso que nem pro aeroporto eu vou.”
Por Isabela Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário