segunda-feira, abril 07, 2014

Até o frio está pedindo um moletom

            O verão acabou. O calor se foi. O outono chegou congelante e é preciso se preparar para não passar frio. O moletom, criado na década de 20 e popularizado nos anos 60, está em alta no Brasil e faz sucesso principalmente entre os jovens. Se na década de 30 os trabalhadores nova-iorquinos usavam para se proteger do frio dos frigoríficos, hoje ele está em todo canto. 
          Não se sabe ao certo quando o moletom foi criado, mas, aos poucos ele começou a ser usado pelos esportistas americanos durante as suas competições e logo suas namoradas adotaram o visual. A partir de 1960 os estudantes ajudaram a difundir esse estilo de vestir e novos modelos foram criados até que  nos anos 90, os estilistas criaram ainda mais derivações.            
         Bruna Félix e Fernanda de Souza, designers de moda, são fãs assumidas desse tipo de tecido. "O moletom é para ser usado sempre. Digo isso porque foi criado um certo preconceito pelo fato dele parecer uma peça usada por pessoas desleixadas, que não estão nem aí. Na verdade não é", esclarecem Bruna e Fernanda.             
           Adequar as roupas com o tom de pele harmoniza o visual. Não é fácil definir essa cor, pois uma série de fatores externos e internos interferem nessa tonalidade. Mas as melhores cores, garantem elas, são aquelas que deixam a aparência com um ar saudável. "Cores claras e brilhantes dão sensação de volume, já as escuras e foscas disfarçam. Basta tomar cuidado no contraste das cores", alerta Fernanda.
             A moda exigiu e as estampas estão cada vez mais criativas. Algumas peças personalizadas podem ser compradas nas lojas, e a internet mostra uma variedade muito maior. “Há sites que permitem que o usuário monte a própria estampa. Sem contar os modelos prontos, que remetem a filmes, séries e personagens”, recomendam Bruna e Fernanda. Não passe frio, escolha o moletom mais quentinho e aproveite enquanto está na moda.

Por Isabela Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário