terça-feira, abril 22, 2014

O que vai ser da Copa?

        A Copa está aí e tirando as reclamações sociais em torno do acontecimento. Os amantes do futebol não param de especular. O que pensam os torcedores sobre a Copa? O que pensam os corinthianos? E os são-paulinos?
        Alexandre Gallinucci, 19 anos, diz que é torcedor do São Paulo desde os três anos de idade. “Antes disso, eu torcia pro Corinthians, mas só por influência do meu tio e do meu avô. Hoje, torço pro São Paulo por causa dos símbolos, das cores e do hino."  Ele diz que sente orgulho da grandeza que o São Paulo Futebol Clube representa por ser multicampeão.
        Alexandre acha que a formação atual da Seleção Brasileira é boa e que está jogando bem. “Mas não é a seleção favorita. O Brasil era o segundo no ranking da FIFA. Despencou para décimo quarto e agora foi pra nono”, explica. Ele tem esperança de que o Brasil passe direto na primeira fase, ainda que o jogo contra o México pareça ser o mais difícil. "Não acho que o Brasil vai ser campeão, mas vai chegar pelo menos entre os três primeiros”, especula.
        Apesar de torcer para a Seleção, Alexandre vê o lado negativo de uma Copa do Mundo no Brasil. “É um país que não tem estrutura pra receber um evento desse porte. Um exemplo são os comerciantes que exploram para faturar. O brasileiro fica com fama de ‘engana gringo’. Sempre quer levar vantagem.”
Se ganhasse um ingresso, iria para o estádio, mas com um bom planejamento antes. Por isso, escolheu o próprio sofá da sala para assistir aos jogos.
        Já Leandro Massaroto, 20 anos, é corintiano desde que se conhece por gente. “O amor que sinto pela minha família é igual ao amor que sinto pelo meu time”, diz. Ele conta que esse “amor” pelo futebol, não se estende para a Seleção. Apesar disso, vai torcer para o Brasil ganhar a Copa. “Mas se não ganhar também não vou ficar incomodado”, explica.
        Ele diz que, em um quadro geral, a Copa é boa para o desenvolvimento do país, mas bem longe do ideal. “Por exemplo, transporte, educação e saúde continuam uma porcaria”. Brincando, diz que ela atrapalha o calendário dos campeonatos de clubes. “Isso me irritou um pouco, mas tudo bem.” Leandro é estudante de engenharia e ressalta que a Copa, pelo menos, está aquecendo o mercado da construção civil e fazendo a felicidade das construtoras.
         Ao final, disse que vai assistir aos jogos com seus amigos, festejando nos bares da cidade, além de um farto churrasco com a família. “Será um momento único em nosso país por pelo menos uns 70 anos. Acredito que não estarei vivo na próxima copa no Brasil, então vou aproveitar ao máximo”, conclui.

Por Isabela Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário